BREAKING NEWS

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Hotel Ruanda

A crise no Oriente Médio se arrasta sem provisões de trégua ou até mesmo fim, a guerra promovida pelo Estado Islâmico sem um oponente a altura deixa como saldo inúmeras mortes, cidades destruídas, e pessoas fugindo de suas terras em busca de uma vida melhor na Europa e em outros países ocidentais. O que seria a prerrogativa para tanto ódio? Intolerância religiosa.

Para quem não sabe, muitos países da região como a Síria, religião e política se cofundem o que geram naturalmente conflitos internos. Porém isso não deveria ser motivo para querer exterminar pessoas que não tem a mesma crença que a sua certo? Uma situação como essa agravada, chamamos de genocídio e é sobre esse tema que é a minha dica de filme.

Hotel Ruanda, conta a história de Paul Rusesabagina, ex-gerente de um hotel 4 estrelas em Kigali, capital da Ruanda, país localizado na África Central, que salvou mais de 1200 pessoas da morte abrigando-as no Milles Collines, da rede belga Sabena. O país foi divido em duas etnias os Tutsis e os Hutus, pelos belgas enquanto estes comandavam a região, diziam que os primeiros eram mais inteligentes e tinham narizes mais finos na tentativa de criarem rivalidades entre os grupos.

Em 1900, os Tutsis eram maioria e os hutus foram desprezados por anos até que em 94, os grupos radicais Hutus rebelaram-se em 3 meses quase 1 milhão de cidadãos ruandeses morreram. O conflito que acabou em julho daquele ano, teve como estopim os assassinatos dos dos presidentes de Ruanda e do Burundi, Júvenal Habyarimana e Cyprien Ntaryamira respectivamente, ambos hutus; em um suposto atentado aéreo no aeroporto de Kigali.
As cenas da produção cinematográfica baseada em fatos reais, foi lançada em 2004 e dirigida por Terry George e conta com Don Cheadle, recebendo na época três indicações ao Globo de Ouro  como melhor filme, melhor canção e melhor ator e outras 3 ao Oscar, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, e melhor roteiro original, além de outras premiações.

Espero que tenham gostado da dica, me contem nos comentários

Postar um comentário