BREAKING NEWS

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Direita ou Esquerda, que lado é o seu?

Política é assunto sempre complicado de debater, ainda mais com as paixões afloradas como tem ocorrido nos últimos tempos em nosso país, e por isso quis trazer os conceitos segundo Norberto Bobbio,italiano, falecido em 2004 era filósofo político, historiador do pensamento político, senador e escritor e dentre suas obras o livro Direita e Esquerda.

Sem mais delongas, antes de definir quem toma partido de cada lado, é necessário saber que não existem só esses dois, na verdade são 4: Extrema Direita, Centro- Direita, Extrema Esquerda e Centro-Esquerda. A partir disso é preciso compreender como estes entendem a liberdade. A liberdade por sua vez não é algo concreto, e sim abstrato, ou seja, ela pode ser interpretada de diversas maneiras podendo assim gerar discórdia e rupturas influenciando de maneira direta e indireta, os direitos e deveres de uma sociedade e modo de vida de cada uma.



Segundo Bobbio, na extrema esquerda os movimentos são ao mesmo tempo igualitários e autoritários, enquanto na centro-esquerda esses são igualitários e liberais, em outras palavras, compreendem todos os partidos de caráter social-democrata. Já no centro-direita, as doutrinas são libertárias e inigualitárias, também são fidelizados pelo sistema democrático e a igualdade é medida diante da lei e a imparcialidade da aplicação mediante a um juiz, enquanto a extrema-direita têm posições antiliberais e antiigualitários como foram o nazismo e o facismo.

Há outros autores que também as diferenciam por questões econômicas, porém a minha ideia é apenas apresentar os dois lados a partir das questões sociais, uma nova perspectiva que pessoalmente ainda não me havia sido apresentada até as aulas de economia e política do ano passado.

Se quiserem mais posts como esse, me conte nos comentários,

Até a próxima

Postar um comentário